Descarbonização JFA
Descarbonização da atividade da JFA – Unidade de Tecelagem
Com a implementação do presente projeto, a JFA almeja reduzir drasticamente o impacto negativo da sua atividade a nível ambiental. Para tal, irá alterar visceralmente os seus fluxos produtivos, intervindo a vários níveis: desde a transição digital de processos (com vista a um maior controlo e digitalização dos processos energéticos) até à alteração substancial das fontes energéticas atualmente atualizadas (incorporação de energia solar fotovoltaica e biomassa). Estas ações irão permitir um contributo para as metas nacionais, definidas nos planos nacionais para o setor (PNEC, RNC, entre outros), alcançando os seguintes objetivos:
1 – Redução das emissões absolutas da JFA, cifrando-se esta redução em 868,73 tonCO2/ano;
2 – Redução de 54,8% nas emissões absolutas GEE, face ao ano pré-projeto (2020);
3 – Redução de 27,86 % no consumo energético da unidade industrial a intervencionar, face ao ano pré-projeto;
4 – Implementação de metodologias inovadoras e disruptivas, assentes em tecnologias maduras, aliando os conceitos de economia circular, transição digital e energética;
5 – Implementação de um projeto ambientalmente e financeiramente viável, com um payback médio de 1,71 anos;
6 – Incorporação de energia produzida através de fontes renováveis, através da instalação de UPAC de 184,58 kWp;
7 – Substituição da utilização de combustíveis fósseis, através da implementação de uma caldeira a combustíveis verdes – biomassa (fonte renovável) e resíduos de algodão (economia circular).
O presente projeto será financiado através de fundos comunitários, no âmbito de uma candidatura apresentada à Componente C11, do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).